Praga

11-01-2024


Cidade das Cem Cúpulas

Praga é a capital e a maior cidade da Chéquia e o seu património arquitetônico é de tal forma omnipresente que ganhou fama de "cidade das cem cúpulas". Situada na margem do Vltava, Praga é um dos mais belos e antigos centros urbanos da Europa, e alguns dos seus monumentos sobreviveram milagrosamente à destruição da 2a Guerra Mundial e ao período de ocupação soviética que se lhe seguiu. É portanto um povo guerreiro, liberal nos costumes e com uma língua difícil mas também empreendedor, se olharmos ao progresso que se sente por todo o lado, acentuado pela bem sucedida integração na União Europeia.

 

Digno das estrelas

O curso sinuoso do rio através da cidade, cheia de belas e antigas pontes (como Charles bridge), contrasta com a presença imponente do grande Castelo de Praga em Hradcany, que domina a capital na margem esquerda (oriental) do Vltava. Mas a grande atração para os turistas é o relógio astronómico de pontualidade invejável e rico em história: foi construído em 1410 pelo mestre relojoeiro Hanus e aperfeiçoado por Jan Taborsky no século XVI. O relógio tem três ponteiros que indicam não somente as horas, mas também a posição do Sol e da Lua.

     

Castelo dos reis da Boémia

Outra paisagem icônica de Praga é o seu Castelo, fundado no século IX e que ocupa uma área superior a 72,5 mil m²; o que para o Guinness World Records Book é o maior castelo do mundo. No seu interior encontra-se Catedral de S. Vito, Palácio Real do Castelo de Praga, Torre Dalibor, Convento de São Jorge, e a Viela Dourada.